WWF Brasil - Rio Tapajós: WWF-Brasil doa equipamentos para comunidade ribeirinha no interior da Amazônia

Rio Tapajós: WWF-Brasil doa equipamentos para comunidade ribeirinha no interior da Amazônia



04 Abril 2017  | 
Uma das placas doadas pelo WWF-Brasil à pequena comunidade existente entre o Amazonas e o Mato Grosso
Uma das placas doadas pelo WWF-Brasil à pequena comunidade existente entre o Amazonas e o Mato Grosso
© WWF-Brasil/ Osvaldo GajardoEnlarge
O WWF-Brasil realizou, no final de março, a doação de uma série de equipamentos para a comunidade da Barra de São Manoel, situada no interior da Amazônia – no limite entre os estados do Amazonas e do Mato Grosso, às margens do rio Tapajós.   

Os equipamentos foram avaliados em R$ 20 mil e tem como objetivo contribuir com um projeto de turismo de base comunitária que o WWF-Brasil desenvolve por ali desde 2013, em parceria com a Associação Agroextrativista e Turística da Barra do Tapajós.

Entre os itens doados estão máquinas para fabricação de gelo, sistema de placas solares, rádios de comunicação, 10 coletes salva-vidas, 5 barracas de camping, 10 isolantes térmicos para camping, 2 caixas térmicas e 6 sacos de dormir. Além disso, também foram doadas três placas informativas, que estão espalhadas pela comunidade e que trazem informações sobre a região. As placas foram produzidas em Alta Floresta (MT). 

Cuidados

Uma das lideranças da Barra de São Manoel, o guia turístico Luís Carlos Menezes, contou que os equipamentos terão diversos usos na comunidade. “Os materiais para embarcação são sempre muito úteis, já que os barcos são nosso meio de locomoção mais comum. Existe agora a geração de energia diferenciada, então alguns trabalhos específicos, como a confecção das peças de artesanato, por exemplo, poderão ser feitos à noite”, explicou. Luís disse crer que, quanto mais “bem cuidada” for a comunidade, maiores serão as possibilidades de chegada de novos benefícios e melhorias.

Segundo um dos técnicos responsáveis pela doação, o analista de conservação do WWF-Brasil Osvaldo Gajardo, os equipamentos vêm para complementar os trabalhos que já são realizados no vilarejo – que são focados em ações de treinamento e organização comunitária. 

“Os rádios servem para comunicação entre os profissionais que estarão nos barcos e nas trilhas, por exemplo; e o sistema de energia solar, composto por painel, conversor e bateria, está instalado na Casa de Artesanato da comunidade, onde as mulheres vão produzir e vender suas peças”, explicou.    

Qualidade de vida

Osvaldo contou que o WWF-Brasil possui o compromisso de melhorar as condições de vida dos moradores da Barra de São Manoel – e que, nos próximos anos, estão previstas outras intervenções na comunidade, como doação de equipamentos para extração de castanha e melhoria de estruturas existentes lá, como a escola e o posto de saúde. Novos treinamentos, com foco em gestão de negócios comunitários e fundamentos de Administração, também estão previstos.  

O WWF-Brasil entende que ajudar na melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas a promover a interação saudável entre homem e ambiente e auxilia na conservação da natureza e na manutenção da biodiversidade da Amazônia.

A comunidade

A Barra de São Manoel é uma comunidade surgida em 1901, resultado dos fluxos migratórios ocorridos no interior da Amazônia durante o ciclo da borracha, no início do século passado. Ela é habitada por 60 famílias, que totalizam quase 400 pessoas. A comunidade fica no município de Apuí (AM) mas, devido à distância em relação a esta cidade, também recebe assistência de Jacareacanga, cidade do sudoeste do Pará. 

Ela fica entre o Parque Nacional do Juruena e o Mosaico do Apuí, duas áreas protegidas nas quais o WWF-Brasil desenvolve projetos de conservação da natureza há mais de 10 anos. 
Uma das placas doadas pelo WWF-Brasil à pequena comunidade existente entre o Amazonas e o Mato Grosso
Uma das placas doadas pelo WWF-Brasil à pequena comunidade existente entre o Amazonas e o Mato Grosso
© WWF-Brasil/ Osvaldo Gajardo Enlarge
Um das placas doadas pelo WWF-Brasil possui um mapa onde é possível localizar, geograficamente, a comunidade da Barra de São Manoel
Um das placas doadas pelo WWF-Brasil possui um mapa onde é possível localizar, geograficamente, a comunidade da Barra de São Manoel
© WWF-Brasil/ Osvaldo Gajardo Enlarge
A doação dos equipamentos contou com um evento simbólico, que contou com a presença de comunitários, representantes da Rede WWF e servidores públicos do Governo Federal e do Estado do Amazonas
A doação dos equipamentos contou com um evento simbólico, da qual tomaram parte comunitários, representantes da Rede WWF e servidores públicos do Governo Federal e do estado do Amazonas
© WWF/ Philipp Göltenboth Enlarge
A Barra de São Manoel possui uma série de atrativos naturais e culturais, que foram listados por seus habitantes durante a oficina
Desde 2013 o WWF-Brasil, com o apoio de diversos parceiros, desenvolve um projeto de turismo de base comunitária na Barra de São Manoel
© WWF-Brasil / Adriano Gambarini Enlarge

Comentários

blog comments powered by Disqus