Programa Água Brasil se reúne com parceiros para discutir sobre restauração no Guariroba | WWF Brasil

Programa Água Brasil se reúne com parceiros para discutir sobre restauração no Guariroba



13 Julho 2017   |  
67 pessoas participaram do evento
© WWF-Brasil
Responsável por 34% do abastecimento de água de Campo Grande (MS), cidade com mais de 800 mil habitantes, a bacia do Guariroba é de extrema importância para o equilíbrio ambiental da região. O Programa Água Brasil atua na bacia desde 2010, junto com parceiros locais, na restauração florestal próximo à bacia, beneficiando diretamente 235 pessoas.

Nesta semana, o Programa, que é uma parceria entre WWF-Brasil, Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas e Fundação Banco do Brasil, participou do I Workshop sobre Restauração Ambiental na bacia. O evento contou com a participação de 67 pessoas, entre técnicos, produtores, universidades e órgãos governamentais e não-governamentais. O objetivo do encontro foi debater as melhores práticas de restauração adaptadas à bacia, para que essas lições aprendidas ajudem na adoção de ações práticas para a restauração ambiental da região.

O produtor rural João Francisco Terra, que busca ser um dos novos beneficiados na bacia, comentou sobre a importância de disseminar conhecimento técnico específico em eventos como esse. “Nós produtores não temos esse conhecimento e ações assim são importantes para difundir o conhecimento dos especialistas ao produtor”, disse.

O Workshop foi organizado pelo Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Córrego Guariroba e a Unidade de Gestão do Programa Manancial Vivo, integrado pelo Programa Água Brasil, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, a concessionária Águas Guariroba, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o Conselho Municipal de Meio Ambiente, entre outros parceiros.

Também estiveram presentes no evento o Ibama, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, a Associação de Recuperação, Conservação e Proteção da Bacia do Guariroba, a Embrapa Gado de Corte, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, o Sindicato Rural, a TBG o e a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Mato Grosso do Sul.

Programa Água Brasil

O Programa Água Brasil foi criado em 2010 para disseminar ações sustentáveis, desenvolver modelos de negócios e mobilizar a população para a melhoria da qualidade e ampliação da quantidade de água no país. Por meio de parcerias locais, atua no campo com boas práticas ambientais, como restauro de vegetação próximas às bacias hidrográficas, como é o caso do Guariroba.

Em seus primeiros cinco anos, mais de 11 milhões de pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente nos eixos Água e Agricultura e Cidades Sustentáveis do Programa. Só no Guariroba, bacia com área de 360 km², mais de 40 mil pessoas foram beneficiadas com o aumento da oferta de água.
67 pessoas participaram do evento
© WWF-Brasil Enlarge
Técnicos, produtores, estudantes e organizações não governamentais e governamentais
© WWF-Brasil Enlarge

Comentários

blog comments powered by Disqus