COP23: Reunião preparatória na Alemanha define bases para ação climática | WWF Brasil

COP23: Reunião preparatória na Alemanha define bases para ação climática



18 Maio 2017   |  
Livro de Regras do Acordo de Paris deve ficar pronto em 18 meses
© © IISD Reporting Service
Bonn (18 de maio de 2017) – Termina nesta sexta-feira, 18 de maio, a interseccional de Bonn, reunião preparatória para a 23ª Conferência de Clima da ONU, que acontecerá no final do ano. Com o evento, os negociadores de clima deram mais uma prova de comprometimento com o processo, mantendo o foco na implementação do Acordo de Paris e estabelecendo o caminho para um resultado substancial na COP23.

Manuel Pulgar-Vidal, líder global da prática de Clima e Energia do WWF, comentou que foi encorajador ver que as discussões em Bonn não estavam em torno de saber se o Acordo de Paris era necessário, mas, sim, dos detalhes de sua implementação. "Isso envia um forte sinal de que as negociações climáticas não estão sendo paralisadas pela política. Em vez disso, os negociadores têm se engajado nas discussões técnicas que são necessárias para fazer progressos substanciais para COP23 a respeito das regras que irão orientar a implementação do acordo ", disse ele.

Pulgar-Vidal enfatizou a urgência de ampliar a ambição climática equitativa de todos os países, com atores não-estatais, como empresas, cidades, governos regionais e a própria população contribuindo para concretizar a ação climática. "De agora até novembro, temos que garantir que temos a vontade de aumentar a ambição. Outros processos internacionais - como o G7 e o G20 - oferecem oportunidades políticas imediatas em que os líderes podem mostrar seu compromisso com a implementação do Acordo de Paris e ampliação da ação climática", comenta.

De acordo com ele, é essencial que haja um avanço mais rápido. "Nós só temos 18 meses para completar o livro de regras. Portanto, devemos acelerar o ritmo se queremos que ele seja concluído a tempo", comenta Pulgar-Vidal, se referindo ao documento que está sendo construído para a implementação do Acordo.

A COP23 acontecerá entre 6 e 17 de novembro de 2017 e a presidência será ocupada por Fiji. Esta é a primeira vez que um estado insular liderou as negociações. "A Presidência da COP de Fiji causou uma forte impressão e está ansiosa para assegurar uma COP bem-sucedida", conclui o líder de Clima e Energia do WWF.
Livro de Regras do Acordo de Paris deve ficar pronto em 18 meses
© © IISD Reporting Service Enlarge

Comentários

blog comments powered by Disqus