Programa Água Brasil realiza workshop de análise de risco socioambiental no Banco do Brasil | WWF Brasil

17 Maio 2017   |
Funcionários do Banco do Brasil e do WWF-Brasil no workshop de risco socioambiental
© Taís Meireles / WWF-Brasil
Juntos desde 2010 pelo Programa Água Brasil, WWF-Brasil e Banco do Brasil acabam de dar um passo à frente na busca por uma Economia Verde no país. Nos dias 16 e 17/05, funcionários das duas instituições se reuniram em Brasília para debater Riscos de Análise Socioambientais através de um workshop conduzido por Daniel Brizuela, do WWF Estados Unidos.

O encontro, realizado com o apoio do Programa Agricultura e Alimentos do WWF-Brasil, foi um treinamento nas metodologias Suply Risk Analysis e The 2050 Criteria para capacitar assessores de agronegócio do Banco do Brasil para identificação de riscos e impactos socioambientais. O facilitador do workshop, Daniel Brizuela, é mestre em Conservação Biológica pela Maryland College Park e trabalha no WWF Estados Unidos com uma série de grandes corporações, como Coca Cola, McDonalds e Banco Mundial.

No atual cenário de expansão da produção e consumo de commodities e com a necessidade cada vez mais crescente de uso eficiente e responsável dos recursos naturais, o Programa Água Brasil busca balancear essa relação entre negócios e natureza por meio de mecanismos de Economia Verde.

Com isso em mente, as metodologias do workshop foram adaptadas pelo Banco do Brasil em parceria com o WWF-Brasil para que a gestão de riscos e impactos socioambientais possa ser aplicada nas principais commodities agrícolas e florestais, promovendo a produção e consumo sustentáveis.

Para Daniel Vasconcelos, funcionário da Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil, o treinamento superou as expectativas. "Eu não achei que conseguiríamos construir tanta coisas juntos e hoje saio daqui confiante de que vamos conseguir multiplicar as informações desse workshop para toda a instituição.", comenta.

Programa Água Brasil e a Economia Verde

Parceria entre WWF-Brasil, Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas e Fundação Banco do Brasil, o Programa Água Brasil está cada vez mais compromissado com negócios sustentáveis.

Com esta iniciativa o Banco do Brasil também reforça seu compromisso com a expansão da produção rural sustentável, em consonância com os princípios da Economia Verde e com sua vocação natural de Banco do Agronegócio.

"Com a missão de harmonizar a relação do homem com a natureza, a rede WWF se posiciona em todo o mundo como uma ONG em prol do meio ambiente, mas que também entende a importância de negócios para um futuro mais sustentável. E isso não poderia ser diferente no Brasil. A parceria com o BB está aí para mostrar isso e esse workshop serviu como mais uma etapa na nossa busca por uma Economia Verde inclusiva.", conclui Cristiano Cegana, gerente de projetos do WWF-Brasil.

Quer saber mais sobre Risco Socioambiental? Conheça a nossa ferramenta aqui.
© Taís Meireles / WWF-Brasil Enlarge
Daniel Brizuela, do WWF Estados Unidos