Relatório State of the Atlantic Forest mostra trabalho de conservação na Mata Atlântica nos últimos 15 anos | WWF Brasil

16 Março 2017   |
Relatório State of the Atlantic Forest (Estado da Mata Atlântica)
© Fundación Vida Silvestre Argentina
WWF-Brasil, em parceria com Fundación Vida Silvestre Argentina e WWF-Paraguai, lança estudo sobre o Estado Mata Atlântica e resultado do trabalho conjunto dos 3 países nos últimos 15 anos.

Em reunião anual da rede WWF na América Latina e Caribe (LAC annual meeting), o documento foi lançado oficialmente ontem (15), no Paraguai, com a presença de nomes renomados da conservação mundial, como Yolanda Kakabadse, presidente do WWF internacional, e Roberto Troya, diretor regional do WWF na América Latina.

Quem fez a apresentação do documento, abordando a ampla reflexão sobre os próximos passos, desafios e oportunidades para dar escala e aumentar o impacto do trabalho trinacional, foi Anna Carolina Lobo, coordenadora do Programa Mata Atlântica e Marinho do WWF-Brasil. O relatório detalha o estado de conservação da Mata Atlântica nos três países, com resultados da atuação dos três países desde o ano 2000.

Originalmente, o bioma cobria 1.345.300 km², da costa atlântica do Brasil até o noroeste da Argentina, abrangendo a região oriental do Paraguai. Hoje, o território está fragmentando, ocupando apenas 226.124 km², menos de 16,8% de seu tamanho original, correndo o risco de perder seu maior predador – a onça pintada.

Apesar de tamanha degradação - causada principalmente pelo avanço da agricultura e da pecuária – a Mata Atlântica ainda é um dos biomas com maior valor biológico do mundo, onde estão 7% das espécies de plantas e 5% dos vertebrados do planeta. O State of the Atlantic Forest (Estado da Mata Atlântica) é um estudo detalhado feito trinacionalmente, com histórias de sucesso, desafios e lições aprendidas para proteger o bioma do desmatamento que vem sofrendo nos três países.