Absolar e WWF incentivam programas municipais de energia solar fotovoltaica | WWF Brasil

Absolar e WWF incentivam programas municipais de energia solar fotovoltaica



04 Maio 2017   |  
Publicação traz vantagens de municípios ao investir em energia solar
© WWF-Brasil
A fonte de energia solar fotovoltaica é a que mais cresce no Brasil atualmente. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, no último ano os pedidos de novas instalações fotovoltaicas aumentaram em 270%. Isso acontece pela característica da fonte, com aplicações no meio urbano e rural.

Nas cidades, a energia solar pode ser usada em residências, comércios, edifícios públicos e habitação de interesse social, pois ela já é mais barata que a eletricidade comprada por terceiros. No campo, há inúmeras aplicações para uso produtivo, como bombeamento de água, irrigação, aeração, refrigeração, fabricação de gelo, cercas elétricas, beneficiamento de produtos como frutas e castanhas. A geração própria de eletricidade a partir do Sol proporciona autonomia, produtividade e competitividade ao produtor rural.

Além disso, energia solar fotovoltaica contribui com a meta brasileira de redução de gases de efeito estufa (GEE) e com a economia dos municípios. As prefeituras que apostam nesta fonte constatam a redução de despesas com energia elétrica, conseguem atrair novos investimentos privados no desenvolvimento de um novo setor produtivo ao município, geram empregos locais e de qualidade.

Neste sentido, Absolar e WWF-Brasil se uniram para apoiar as prefeituras que queiram implantar um Programa Municipal de Geração de Emprego e Renda através da Energia Solar Fotovoltaica. Durante o Encontro dos Municípios para o Desenvolvimento Sustentável, ocorrido em Brasília na última semana de abril, as instituições apresentaram a proposta por um folder explicativo (disponível aqui).

Nas próximas mobilizações das prefeituras, a articulação continuará com a apresentação da minuta do programa e apoio na estruturação de ações nas áreas de formação e capacitação de profissionais e empreendedores do setor solar fotovoltaico. 
Publicação traz vantagens de municípios ao investir em energia solar
© WWF-Brasil Enlarge

Comentários

blog comments powered by Disqus