Amor Peixe - Modelo de desenvolvimento sustentável



09 Setembro 2011  | 
Capa da publicação Amor Peixe - Modelo de desenvolvimento sustentável
Capa da publicação Amor Peixe - Modelo de desenvolvimento sustentável
© WWF-BrasilEnlarge
Esta publicação conta a história do projeto Amor-Peixe, desenvolvido por um grupo de mulheres pantaneiras, em Corumbá (MS), com o apoio do WWF-Brasil. O grupo, criado em 2003, aprendeu a usar um produto que antes não tinha qualquer serventia – o couro de peixe – para a produção de artesanato. Um exemplo de reciclagem e de bom aproveitamento de resíduos que transforma o que antes ia para o lixo em beleza, arte e renda.  

Graças à habilidade e a determinação dessas mulheres a pele de peixe vira matéria prima para a produção de belas peças de artesanato, entre bolsas, carteiras, brincos, pulseiras, capas de agenda, cintos, sandálias e tudo que a imaginação das artesãs permite criar.

Desde 2003, o WWF-Brasil apoia a associação por meio de um trabalho de educação ambiental e de inserção social. Em 2007, iniciou um trabalho de reorganização do grupo por meio de uma série de oficinas de capacitação, com o apoio de uma consultoria organizacional.

Nas oficinas, as artesãs aprenderam sobre design, associativismo, empreendedorismo, meio ambiente, gestão participativa e políticas públicas. O aprendizado ajudou o grupo a  melhorar seus processos produtivos e a organização coletiva.  

Nesses 8 anos, o grupo enfrentou muitos desafios, quase se dissolveu, mas  aprendeu com as dificuldades a se  reinventar, num constante processo de autoconhecimento e de superação. De três produtos iniciais – agenda, porta-moeda e porta-lápis – a Amor-Peixe evoluiu para 40 produtos de couro de peixe, oferecidos em catálogo.

Hoje a Amor-Peixe tornou-se um exemplo de organização comunitária e é sempre chamada a passar a sua experiência a outros grupos. A associação também integra o Fórum da Rede de Economia Solidária, ligado ao MDA,  que atua com projetos de comunidades.

Com a consolidação do projeto, o WWF-Brasil decidiu que todos os objetivos foram alcançados e chegou o momento de encerrar seu apoio à associação.  Começou então a preparar o processo de saída de forma a garantir a sustentabilidade do projeto. Como parte dessa estratégia, apoiou a realização de uma oficina para a  formação de novas associadas e a construção, junto à Amor-Peixe, de uma  aliança de novos parceiros que passarão a atuar com o grupo.

O objetivo da publicação é documentar essa experiência de sucesso e oferecer subsídios para outros projetos do WWF-Brasil e da Rede WWF, bem como para outras organizações, inclusive futuros parceiros da Amor-Peixe. A publicação está disponível no PDF em anexo (download no link à direita), com versões em português e inglês.

Serviço:
Amor-peixe: modelo de desenvolvimento sustentável
ISBN: 978-85-86440-40-3 (português)
ISBN: 978-85-86440-41-0 (inglês)

Capa da publicação Amor Peixe - Modelo de desenvolvimento sustentável
Capa da publicação Amor Peixe - Modelo de desenvolvimento sustentável
© WWF-Brasil Enlarge