Um Globo do Povo em Copenhague | WWF Brasil

Um Globo do Povo em Copenhague



06 Dezembro 2009   |  
O Globo do Povo e, ao fundo, o famoso cartão postal da cidade de Sydney
O Globo do Povo no início de sua jornada a Copenhague
© WWF
Sydney, Austrália -  Uma mensagem para os líderes mundiais sobre a urgência de ações decisivas para enfrentar as mudanças climáticas.  Essa mensagem tem o formato de um Globo do Povo. Trata-se de uma esfera prateada e brilhante que mede 20 cm e contém um mosaico de 350 gigabytes, composto de histórias, vozes, imagens e ações referentes às mudanças climáticas, que foram recolhidos em todo o mundo. 

Essa iniciativa da Hora do Planeta WWF obteve a adesão de todas as grandes campanhas climáticas comunitárias.  O globo foi descerrado em Sydney pelos primeiros guardiões conjuntos honorários: o prefeito de Sydney, o parlamentar Clover Moore, e a “Garota do Clima” Parrys Raines, de 14 anos de idade.

O Globo do Povo será apresentado a um representante das lideranças mundiais durante a Hora do Planeta dedicada a Copenhague.  Na ocasião, as luzes da cidade serão apagadas durante uma hora, a partir das 19h da quarta-feira, 16 de dezembro – será um lembrete muito oportuno da Hora do Planeta ocorrida no início deste ano, quando centenas de milhões de pessoas manifestaram o desejo de obter um acordo do clima que seja justo, ambicioso e obrigatório, durante a cúpula vital que se inicia em Copenhague nesta segunda-feira.

Durante sua jornada, o Globo será confiado a sucessivos guardiões honorários, entre eles Achim Steiner, diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e o diretor geral do WWF, Jim Leape.

O Globo chegou à Copenhague no sábado, 5 de dezembro, a bordo do Expresso do Clima – um trem que partiu no mês passado da cidade de Quioto, no Japão, onde foi feito o primeiro tratado do clima.

O diretor executivo da Hora do Planeta, Andy Ridley, afirma que a enorme quantidade de pessoas que participaram na Hora do Planeta 2009 – ocasião em que centenas de milhões de pessoas de mais de 4 mil cidades em 88 países do mundo apagaram as luzes para votar a favor do Planeta Terra e contra o aquecimento global - é uma evidência de que a população mundial pede ações definitivas sobre as mudanças climáticas. 

“O Globo do Povo representa o espírito de colaboração mundial. Ele dá voz aos cidadãos do mundo para que façam uma diferença na batalha mundial contra as mudanças climáticas”, diz Ridley.

O Globo do Povo reservou memória suficiente para que os líderes mundiais possam incluir nele a peça final – um acordo obrigatório para o futuro do planeta.

Campanhas em apoio a esse Globo incluem: Vote Earth (Vote pelo Planeta), tcktcktck (TicTacTicTac), 350.org, Raise Your Voice (Levante Sua Voz), Hopenhagen (uma combinação do nome da cidade de Copenhague com Esperança), Conselho do Clima de Copenhague e o Prêmio Jornalístico do Planeta Terra.


A música Earth Song (Canção do Planeta Terra), de Michael Jackson, ficou em primeiro lugar entre as sugestões enviadas pelos fóruns on line. Outras sugestões apareceram nos blogs, no Twitter e no Facebook, entre elas algumas frases inspiradoras que datam de todas as épocas, como “nós não herdamos o mundo de nossos ancestrais; nós o pegamos emprestado de nossos filhos”; e a cópia de Uma Garota que Silenciou o Mundo durante 5 Minutos. http://www.youtube.com/watch?v=TQmz6Rbpnu0


Além das sugestões individuais, o Globo do Povo contém, ainda, relatórios sobre as mudanças climáticas, que foram feitos pelos cientistas mais eminentes do mundo; alguns dos maiores pensadores mundiais refletindo sobre a necessidade de adotar medidas contra as mudanças climáticas; e alguns dos líderes das cidades mundiais pedindo ações para combater as mudanças climáticas. 

As sugestões sobre o que deve ser incluído no Globo do Povo são recolhidas por meio do Twitter em www.twitter/earthhour
Facebook em www.facebook.com/earthhour
E no blog A Hora do Planeta em earthhourblog.posterous.com
O Globo do Povo e, ao fundo, o famoso cartão postal da cidade de Sydney
O Globo do Povo no início de sua jornada a Copenhague
© WWF Enlarge

Comentários

blog comments powered by Disqus